NOVIDADES
1. Simplificámos o fluxo de vendas com isenção de IVA
2. O Registo de Administração de Medicamentos está de volta ao Acompanhamento Terapêutico da ficha de cliente
3. Uniformização das Vias de Administração para os diferentes tipos de medicamentos
4. Nova Resolução Mínima do Écran
1. Simplificámos o fluxo de vendas com isenção de IVA
Existem vários cenários em que é necessário vender um produto com isenção de IVA, embora o mesmo seja normalmente sujeito a IVA: o atual contexto de pandemia levou a que o estado possibilitasse a venda isenta de IVA, de produtos de combate aos efeitos do surto de COVID-19, a determinadas entidades (Lei nº 13/2020) – Circular SPC0711; as transmissões intracomunitárias podem ser isentas de IVA em algumas circunstâncias; o Serviço Troca de Seringas está isento de IVA, embora os kits sejam adquiridos com IVA.
O Winphar oferece agora a possibilidade de realizar rapidamente uma venda isenta de IVA, sem que tal altere a taxa de IVA registada para o produto na respetiva ficha. Esta funcionalidade está disponível ao balcão através das teclas CTRL + I. Deverá escolher o motivo de isenção.
Não é possível utilizar esta funcionalidade para isentar de IVA apenas uma parte dos produtos de uma venda. A venda deverá conter apenas produtos a dispensar com isenção de IVA.
A isenção de IVA é aplicada a todos os produtos presentes ao balcão, reduzindo assim o PVP dos mesmos, apenas para essa venda.
As vendas efetuadas com recurso a esta funcionalidade apresentam algumas restrições: não é possível a aplicação de comparticipação por parte de entidades e as vendas não podem ser clonadas ou estornadas e clonadas.
Esta funcionalidade apenas está disponível para os utilizadores com perfis onde a funcionalidade foi explicitamente ativada através de Administração > Perfis. A permissão a atribuir é Mudança de taxa IVA na venda, disponível no grupo Produtos.
2. O Registo de Administração de Medicamentos está de volta ao Acompanhamento Terapêutico da ficha de cliente
Na versão 7.02.04 informámos que o registo de administração de medicamentos foi temporariamente oculto da ficha de cliente/acompanhamento farmacêutico para sofrer melhorias na sua usabilidade. Nesta versão a funcionalidade foi reposta, estando novamente acessível através da Ficha de Cliente (Clientes > Ficha), separador Acompanhamento Farmaceutico, botão Acomp. Farmaceutico.
No separador Administração Medicamentos é possível consultar o histórico de administração de medicamentos, registar novas administrações e remover registos anteriores. Relembramos que o registo de vacinação no E-boletim é permanente, pelo que caso elimine localmente um registo de vacinação, o mesmo não é removido do E-boletim de vacinas do utente.
3. Uniformização das Vias de Administração para os diferentes tipos de medicamentos
Em versões anteriores, o Registo de Administração de Medicamentos oferecia diferentes possibilidades para o preenchimento do campo Via de administração em função do Tipo de medicamento administrado. Nesta versão passaram a estar disponíveis todas as opções no campo Via de administração, independentemente do tipo de medicamento selecionado.
4. Nova Resolução Mínima do Écran
O Winphar é atualmente desenhado para poder funcionar em écrans com resolução mínima de 800×600 pixel. Esta resolução, em utilização por um número muito reduzido dos utilizadores do Winphar, tem causado sérias restrições ao desenvolvimento de novas funcionalidades, ao limitar a informação que pode estar presente num écran.
Considerando que há já várias décadas que não são vendidos écrans para PC com resoluções de 800×600, decidimos tomar partido de uma resolução maior para poder apresentar mais informação. A partir da versão 7.06, vamos considerar que a resolução mínima dos écran será 1024×768. Se ainda utiliza esta resolução de écran deverá aumentar a mesma.
Lembramos que é possível ajustar não só o tamanho da janela do Winphar como o tamanho das letras usadas, de forma a tomar melhor partido do seu monitor. Em caso de necessidade, contacte o nosso Helpdesk.
Um monitor com tamanho e resolução adequadas é muito importante para manter o conforto visual e garantir um elevado nível de produtividade. O monitor é um dos componentes mais baratos de um PC, podendo ser trocado de forma independente, sendo um investimento com um tempo de vida alargado.
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Na versão anterior 7.03 foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:
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Ao balcão identifique rapidamente utentes com reservas, insira-as diretamente no balcão e agilize a dispensa
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Já é possível escrever uma observação no ato de reserva durante a venda e editar observações de reservas já efetuadas
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Criação automática de reserva após encomenda instantânea
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Anulação automática de uma reserva após estorno da respetiva venda
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É mais fácil contactar os seus utentes com reservas
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Já pode consultar os produtos reservados sem sair da gestão de reservas
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A Ficha de Produto já apresenta mais informação de movimentos: compras
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Mais informação científica via Simposium: Interações Medicamentosas e TAIM
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Aplique o apoio especial da Novartis/Exelon 13,3mg de uma forma mais intuitiva!
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Mudámos o nome da funcionalidade de registo de administração de medicamentos
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Melhorámos a introdução de fees nas faturas
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A Receção Inteligente de Encomendas da B&R está mais simples
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Agora pode receber mais rapidamente resposta por email aos seus pedidos de suporte