NOVIDADES
Para a versão 7.03 focámos os nossos esforços nos procedimentos de reserva, tendo introduzido um conjunto de novas funcionalidades associadas aos fluxos de reservas. Esta versão também introduz melhorias a nível das campanhas de vacinação, informação científica e comercial, assim como na comunicação com a nossa equipa de suporte.
1. Ao balcão identifique rapidamente utentes com reservas, insira-as diretamente no balcão e agilize a dispensa
2. Já é possível escrever uma observação no ato de reserva durante a venda e editar observações de reservas já efetuadas
3. Criação automática de reserva após encomenda instantânea
4. Anulação automática de uma reserva após estorno da respetiva venda
5. É mais fácil contactar os seus utentes com reservas
6. Já pode consultar os produtos reservados sem sair da gestão de reservas
7. A Ficha de Produto já apresenta mais informação de movimentos: compras
8. Mais informação científica via Simposium: Interações Medicamentosas e TAIM
9. Aplique o apoio especial da Novartis/Exelon 13,3mg de uma forma mais intuitiva!
10. Mudámos o nome da funcionalidade de registo de administração de medicamentos
11. Melhorámos a introdução de fees nas faturas
12. A Receção Inteligente de Encomendas da B&R está mais simples
13. Agora pode receber mais rapidamente resposta por email aos seus pedidos de suporte
1. Ao balcão identifique rapidamente utentes com reservas, insira-as diretamente no balcão e agilize a dispensa
O Winphar oferece agora um novo fluxo de processamento de reservas. Ao balcão, na gaveta de cliente pode visualizar rapidamente o estado das reservas por tratar ou por entregar. Relembramos que as reservas passam por um fluxo com 3 estados: Pendente (o produto ainda não está disponível e aguarda-se a sua chegada), Satisfeita (produto já chegou, aguarda entrega ao cliente), Resolvida (produto já entregue ao cliente). Um reserva pode ser Anulada. Em paralelo, independentemente do seu estado, uma reserva pode estar paga ou por pagar. Caso uma reserva contenha várias linhas, poderá estar apenas parcialmente Satisfeita ou Resolvida.
Ao selecionar Reservas por tratar, é apresentada a lista dos produtos incluídos nas reservas ainda por pagar, quer estejam no estado Pendente ou Satisfeita. Pode selecionar os produtos para inserção direta no balcão. A linhas escolhidas passam automaticamente para o balcão, onde poderá concluir a venda e entregar os produtos ao utente. As linhas de reserva inseridas ao balcão passam automaticamente para o estado Resolvida.
Caso haja reservas já pagas no estado Resolvida, estas são apresentadas ao balcão, na gaveta do cliente, como Reservas por entregar. Neste caso apenas falta entregar os produtos ao cliente, marcar a reserva como Resolvida e proceder à inativação do código único das embalagens de medicamentos abrangidos pela diretiva de falsificados.
2. Já é possível escrever uma observação no ato de reserva durante a venda, editar observações de reservas já efetuadas e registar observações numa reserva efetuada no fim da venda
No ato de reserva durante a venda é agora possível escrever uma observação, como por exemplo a posologia prescrita pelo médico.
É também possível editar o campo Observações de uma reserva já efetuada.
E registar uma Observação numa reserva efetuada apenas no fim da venda.
No formulário de gestão de Reserva de Produtos pode ainda visualizar as observações das reservas e procurar ou ordenar pelas mesmas.
3. Criação automática de reserva após encomenda instantânea
A encomenda instantânea é utilizada para poder garantir, ao utente que tem ao balcão, que o produto pretendido, e atualmente em falta na sua farmácia, ficará disponível em breve. A encomenda instantânea é assim normalmente usada para encomendar um produto que ficará reservado para o utente.
Ao realizar uma encomenda instantânea com sucesso, o Winphar dá-lhe a opção de criar automaticamente uma reserva para o utente selecionado ao balcão.
Se decidir avançar com a reserva, é criada uma reserva por satisfazer, não paga e o produto é removido do balcão. Caso pretenda antes criar uma reserva paga, deverá recusar a criação de reserva neste passo e marcar o produto como reservado no final da venda.
A opção de criação de reserva após a encomenda instantânea com sucesso só será apresentada se a opção tiver sido ativada na configuração do Winphar. Para tal, deverá aceder a Administração > Configuração > Compras.
4. Anulação automática de uma reserva após estorno da respetiva venda
Agora já não é necessário apagar manualmente as reservas que estejam associadas a uma venda quando procede ao estorno da mesma. Quando procede ao estorno de um documento de venda, o Winphar identifica a eventual reserva associada à venda.
Caso esta exista, o Winphar anula automaticamente a reserva.
5. É mais fácil contactar os seus utentes com reservas
A Listagem de Produtos Reservados, disponível na gestão de Reservas (Vendas > Reservas), proporciona informação sobre as reservas pendentes para cada produto. Esta funcionalidade está disponível através do botão Listagem.
Este mapa passou a incluir o número de telefone do utente, sempre que o mesmo foi registado na reserva.
É assim mais fácil contactar os seus utentes quando um produto fica disponível.
6. Já pode consultar os produtos reservados sem sair da gestão de reservas
A pesquisa na gestão de Reservas (Vendas > Reservas) está mais completa. Para além dos filtros por datas, estado da reserva e produto, pode agora filtrar pelo nome do Cliente. Adicionalmente, caso necessite de procurar num período de tempo alargado, pode escolher Ignorar Período, fazendo assim uma procura em todo o histórico existente.
Os campos de resultado podem ser filtrados, ordenados e reorganizados de acordo com a sua preferência. Foi acrescentado um novo campo, Produtos, para que seja possível visualizar imediatamente os produtos incluídos na reserva sem ser necessário Abrir os detalhes da mesma.
Caso a reserva consista num só produto, será exibido o nome do mesmo. Caso contenha vários produtos serão exibidos os seus CNPs e o nome dos mesmos pode ser visualizado passando o cursor do rato sobre o campo.
7. A Ficha de Produto já apresenta mais informação de movimentos: compras
A versão 7.0 introduziu uma nova Ficha de Produto, à qual foi necessário remover temporariamente algumas funcionalidades. Na versão 7.02 foi reintroduzido o Histórico de Vendas com acesso através da Ficha de Produto.
Nesta versão é reposta a funcionalidade de Histórico de Compras a Fornecedores.
Este é mais um passo com vista à recuperação, na Ficha de Produto, do acesso ao Histórico completo de movimentos, através de uma nova implementação. Relembramos que o acesso ao Histórico completo de Movimentos está disponível nos locais onde é mais requisitado.
8. Mais informação científica via Simposium: Interações Medicamentosas e TAIM
Nesta versão continuamos a adicionar nova informação comercial e científica proveniente do Simposium. A Ficha de Produto conta agora com um novo campo Titular AIM (IMS) no separador Características. Este campo pretende ser um agregador dos vários TAIM disponibilizados pelo Infarmed, onde o mesmo TAIM aparece várias vezes com nomes semelhantes. Este campo irá sendo populado à medida que a informação for ficando disponível.
A pesquisa de interações também está mais útil e fácil de usar. Pode ser acedida através do botão Simposium da Ficha de Produto, separador Interações. São exibidos os produtos com interações conhecidas com o produto atual, sendo também possível pesquisar/filtrar por CNP, Grau de Risco e Nome do Produto.
9. Aplique o apoio especial da Novartis/Exelon 13,3mg de uma forma mais intuitiva!
A dispensa ao abrigo do Acordo Especial Novartis está mais intuitiva e robusta, diminuindo as possibilidades de engano e consequente receituário devolvido. Na dispensa de Exelon 13,3mg/24h, e depois de indicar que deseja aplicar o Acordo Especial da Novartis…
… e que a receita foi prescrita com despacho, …
… o Winphar preenche agora a entidade principal de forma automática ao balcão.
Relembramos que este acordo especial só é aplicável a utentes do regime pensionista do SNS.
10. Mudámos o nome da funcionalidade de registo de administração de medicamentos
Na versão anterior melhorámos a funcionalidade de registo de Administração de Vacinas e Injetáveis. Na sequência de feedback recebido, esta funcionalidade foi rebatizada, continuando no mesmo menu: Produtos > Registo de Administração de Medicamentos.
O novo nome reflete melhor a utilização dada a esta funcionalidade, que permite não só o registo de administração de Vacinas e medicamentos injetáveis, como está a ser utilizada por algumas farmácias para registar a entrega de medicamentos hospitalares até haver uma funcionalidade própria. Sobre este tema, aguardamos ainda a definição de normas e protocolos de comunicação entre farmácias e hospitais.
11. Melhorámos a introdução de fees nas faturas
O registo, na receção de encomenda, do fee cobrado por um fornecedor sobre a totalidade da fatura sofreu melhorias. Esta funcionalidade, lançada na versão 7.02, passou a esperar a introdução do valor de fee sem IVA.
O registo de fees é uma funcionalidade ainda em evolução. Iremos apresentar novidades nas próximas versões.
12. A Receção Inteligente de Encomendas da B&R está mais simples
O fornecedor Botelho & Rodrigues atualizou a interface de comunicação que disponibiliza ao Winphar. Ao utilizar a consulta inteligente de encomenda, que está disponível para este fornecedor desde a versão 7.01, já pode utilizar o número de fatura. Anteriormente era necessário indicar o número da encomenda.
13. Agora pode receber mais rapidamente resposta por email aos seus pedidos de suporte
Quando envia um pedido de suporte através do menu Helpdesk, a equipa Winphar tenta contactar por telefone com a maior brevidade possível. Por vezes, são efetuadas várias tentativas de contacto sem sucesso, o que infelizmente atrasa a resolução do problema reportado.
A utilização do e-mail como ferramenta de comunicação pode permitir uma resposta mais célere ao permitir uma comunicação assíncrona, que não requer a disponibilidade simultânea de ambas as partes. Caso tenha um endereço de email configurado, iremos privilegiar a resposta por email sempre que o contacto telefónico não tenha sucesso ou o email seja a melhor forma de esclarecimento do pedido de suporte.
Pode verificar se já tem um endereço de email configurado através do menu Administração > Configuração > Farmácia.
Quando fizer um pedido de suporte, irá receber uma cópia do mesmo no seu email. Caso prefira ser apenas contactado por telefone ou por email, pode indicar essa preferência na mensagem que nos enviar.
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Na versão anterior 7.02.04 foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:
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O seu Winphar já está preparado para a época de vacinação 2020/2021