7.33.01 – Melhorias dedicadas à Campanha de Vacinação Sazonal 2023/24

NOVIDADES

A Campanha de Vacinação Sazonal 2023/24 contra a Gripe e contra a COVID-19 teve início no passado dia 29 de setembro e tem contado com um grande esforço de todas as Farmácias aderentes, num processo que, apesar da sua complexidade, tem decorrido dentro da normalidade.

Nesta caminhada com as farmácias a nossa equipa foi identificando uma série de pontos alvo de melhoria sobre as funcionalidades disponibilizadas, muitos deles gentilmente comunicados pelas nossas Farmácias, cujo contributo não podemos deixar de enaltecer.

O nosso muito obrigado por nos permitirem continuar a (aspirar) ser a nossa melhor versão!

As principais melhorias dedicadas à Campanha de Vacinação Sazonal 2023/24 e incluídas nesta versão encontram-se descritas seguidamente de forma sumária.  

1. Pré-Registo de Administração de Vacinas SNS apresenta campos a vazio para preenchimento pelo utilizador 

Alguns campos do Pré-Registo de Administração de Vacinas SNS, criado automaticamente após a venda ao balcão dos respetivos serviços, passaram a obrigar ao preenchimento de dados por parte do utilizador:

a) Sexo – no caso de invocação prévia de ficha de cliente ao balcão, o campo será pré-preenchido de acordo com os dados da ficha, pelo que deverá ser verificado pelo utilizador;

b) Reação – este campo deverá ser preenchido obrigatoriamente após o término do tempo de recobro preconizado para a vacina;

c) Primeira vacinação – aplicável apenas para a administração de vacinas contra a Gripe, já que a Primo-vacinação contra a COVID19 não tem aplicação na Campanha atual; 

d) Vacinou-se na época passada – aplicável apenas para a administração de vacinas contra a Gripe; para a contagem de Doses de vacina contra a COVID19, deve ser utilizado o campo Número de Inoculação. 

2. Estorno de venda elimina o Registo de Administração de Vacinas SNS 

Após a anulação/estorno de uma venda que contenha serviços de administração de vacinas SNS, os respetivos Pré-Registos de Administração de Vacinas serão automaticamente eliminados, desde que ainda não tenham sido comunicados ao E-Boletim.

Caso o registo de vacinação já tenha sido comunicado eletronicamente ao boletim de vacinas do utente, a anulação da venda apenas será possível após a anulação do registo eletrónico por parte dos SPMS. Este procedimento de segurança garante que é conservada a associação obrigatória de cada venda à respetiva comunicação ao e-boletim, prevenindo a posterior devolução de receituário por parte do CCM SNS.

3. Tipo de Utente automaticamente preenchido no Registo de Vacinação

a) Elegível por idade – quando o subtipo de vacina é “Gripe SNS” ou “Covid19 Pfizer”; é o caso das vacinas do contingente SNS;

b) Outro – quando o subtipo de vacina é “Gripe”; é o caso das vacinas contra a gripe do contingente privado.

4. Comunicação da Hora de Administração da Vacina 

A hora de administração da vacina, preenchida no respetivo campo do Registo de Vacinação, passou a ser comunicada ao E-boletim de vacinas.

5. Histórico Vacinal apresenta a última vacina administrada, independentemente da data de administração

Através do Histórico Vacinal, disponível para consulta instantânea ao Balcão ou através do menu Clientes> Consulta Histórico Vacinal, é possível visualizar a última vacina administrada ao utente, independentemente do tipo de vacina e da respetiva data de administração.

Neste contexto, aproveitamos para informar que a funcionalidade Consulta  do Histórico de Vacinação foi já corrigida para permitir o acesso à categoria profissional Farmacêutico Substituto, constrangimento temporário que a Equipa Winphar lamenta e sobre o qual apresenta as suas mais sinceras desculpas.

6. Nova designação: Registo e Comunicação de Quebras Vacinas SNS

O submenu [Registo e Comunicação de Quebras] passou a designar-se Registo e Comunicação de Quebras Vacinas SNS, de forma a tornar claro para o utilizador que o procedimento é exclusivo para as vacinas do contingente SNS.

Relembramos que quaisquer outras Quebras de produtos devem ser efetuadas através do Menu Produtos> Movimentos de stock> Manutenção.

 

Recordamos que todos os detalhes fundamentais à correta aplicação dos pressupostos da campanha de vacinação sazonal 23/24 e obrigatórios para o pagamento dos serviços de vacinação por parte do SNS, se encontram descritos na nossa Circular SPC0946, da qual voltamos a aconselhar leitura atenta.

Em caso de dúvidas, envie-nos uma mensagem para academia@winphar.pt.

Em breve serão partilhados via circular todos os detalhes relativamente ao processo de faturação dos serviços de vacinação SNS, no âmbito da Campanha de Vacinação Sazonal 23/24. Mantenha-se por favor atento a todas as comunicações da Equipa Winphar!

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Na versão anterior 7.33 disponibilizámos todas as funcionalidades core dedicadas Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2023/24:

  • Consulta de Histórico Vacinal
  • Criação Automática de Registo de Vacinação
  • Comunicação de Quebras integrada no Winphar.

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7.33.01 – Melhorias dedicadas à Campanha de Vacinação Sazonal 2023/24