7.05 – A pesquisa de produtos ao balcão está agora mais amiga do utilizador

NOVIDADES

1. A pesquisa de produtos ao balcão está agora mais amiga do utilizador
2. As impressoras TM-J7100 já imprimem QR Codes
3. A guia de aviamento passa a ser mais sucinta e impressa em talão
4. Melhorámos a exportação de dados
5. O Winphar já está preparado para as novas obrigações fiscais: impressão de QR Code nas faturas
6. Novo alerta na venda suspensa de Psicotrópicos
7. Aceda mais facilmente às novidades mais recentes
8. A pesquisa de reservas ficou mais flexível

1. A pesquisa de produtos ao balcão está agora mais amiga do utilizador

O formulário de Pesquisa de Produto ao Balcão foi redesenhado. Passou a ser possível ordenar as pesquisas por novos campos: Lucro calculado pelo Último Preço de Custo (UMC) (anteriormente apenas estava disponível Lucro Calculado pelo Preço Médio de Custo (PMC)); e cumprimento de objectivo mensal, caso exista. No último caso, são apresentados primeiro os produtos cujas vendas estão a maior distância dos objectivos definidos.

O novo botão Repor Original permite repor os produtos que foram apresentados aquando da abertura do formulário, caso estes tenham sido alterados via os botões Mesmo CNPEM, Mesmo DCI ou Mesmo GH. Já não necessita de retornar à venda para repor os produtos originais.

Estão disponíveis colunas com o valor a pagar pelos utentes do Regime Geral e Pensionistas. Para outros regimes ou entidades complementares, é possível selecionar vários produtos a transportar para o balcão, onde será apresentado o valor a pagar pelo utente que está a ser atendido. Torna-se assim possível simular o preço a pagar pelo utente para vários produtos, após o que deverá remover do balcão os que não serão vendidos.

Este formulário passou a guardar as preferência de cada utilizador. A ordem por omissão e as alterações à posição e dimensão das colunas são memorizadas por utilizador.

É possível repor as definições iniciais. Para tal, basta aceder a Administração > Utilizadores. O botão Repor Preferências permite, para o utilizador selecionado, repor todas as preferências, apenas a ordem de apresentação dos produtos ou a ordenação das colunas (Écran Pesquisa de Produtos).

Esta funcionalidade será ativada de forma progressiva ao longo dos próximos dias. Caso ainda não esteja disponível no seu Winphar, basta aguardar.

2. As impressoras TM-J7100 já imprimem QR Codes

Apesar de estar descontinuada há alguns anos, a Epson TM-J7100 continua a ser a impressora mais comum nas farmácias. A idade deste modelo tornou-se aparente aquando da inclusão do QR Code com o identificador da receita no Talão de Medicamentos por Dispensar, na versão 7.01 do Winphar. Como esta impressora é anterior à tecnologia de QR Code, não os sabe imprimir.

Nesta versão contornámos esta limitação técnica destas impressoras, sendo agora o Winphar capaz de imprimir QR Codes nas Epson TM-J7100. Esta funcionalidade não foi automaticamente ativada na sua farmácia pois não é necessária para as impressoras mais recentes. Caso tenha impressoras TM-J7100 na sua farmácia envie-nos uma mensagem via Helpdesk a solicitar a ativação da impressão de QR Codes nas TM-J7100 na sua farmácia.

3. A guia de aviamento passa a ser mais sucinta e impressa em talão

A Guia de Aviamento é um documento com a listagem dos medicamentos a recolher para concluir um atendimento. A impressão deste auxiliar de memória permite aumentar a qualidade e rigor do atendimento, reduzindo erros.

A Guia de Aviamento está disponível ao Balcão, através da tecla I. Nesta versão, o Winphar passa a oferecer dois tipos de Guias de Aviamento (a simples e a completa) de forma a responder aos diversas tipos de utilização.

A Guia de Aviamento completa segue a estrutura da uma fatura, contendo a identificação completa da farmácia e informação sobre preços. A Guia de Aviamento simples contém apenas a identificação e quantidade dos produtos a recolher, incluindo ainda a localização dos mesmos.

4. Melhorámos a exportação de dados

A exportação personalizada de dados, disponível em Gestão > Listagens Parametrizadas, é uma ferramenta flexível de exportação de dados para análise noutras ferramentas como uma folha de cálculo (e.g. Excel).

O formato de Ficheiro de texto simples (exportação para CSV) permite a importação fácil para uma folha de cálculo ou outra ferramenta de análise. Para além da flexibilidade, é o formato cuja exportação é mais célere. Nesta versão, melhorámos a exportação de dados para CSV, garantindo agora que campos vazios são exportados como tal. Em versões anteriores, os campos vazios podia levar à alteração da ordem das colunas.

5. O Winphar já está preparado para as novas obrigações fiscais: impressão de QR Code nas faturas

O Decreto-Lei nº 28/2019 e a Portaria nº 195/2020 previa a obrigatoriedade, a partir de Janeiro de 2021, da inclusão nos documentos fiscais (Faturas, Notas de Crédito) de um QR Code com um resumo dos dados com relevância fiscal. Esta obrigação parece ter sido adiada para 2022 durante o processo de aprovação do Orçamento de Estado. No entanto, o Winphar está desde já preparado para esta futura exigência.

Os documentos fiscais, tanto em A4 como em talão, já podem incluir o QR Code.

Em conjugação com os desenvolvimento realizados para as impressoras Epson TM-J7100, a maior parte dos nossos clientes já estão preparados para esta nova realidade. Apenas as impressoras Epson TM-U200, TM-U210 e TM-U220 terão de ser substituída, embora o prazo para tal seja agora superior.

Em breve iremos realizar um ensaio geral para que possa avaliar a prontidão do seu equipamento. Iremos ativar a impressão de QR Codes nos documentos fiscais durante uma semana. Este ensaio será comunicado com antecedência.

6.Novo alerta na venda suspensa de Psicotrópicos

Sabemos que os MSRM não devem ser vendidos sem a apresentação de uma receita médica. Também sabemos que existem excepções, as quais o Farmacêutico deve decidir de acordo com o seu mister, daí existirem as vendas suspensas. No entanto, no caso dos medicamentos Psicotrópicos, essas excepções serão raras (dados os requisitos à dispensa).

Numa primeira análise, não fará sentido realizar a venda suspensa deste tipo de medicamentos. A razão para a existência deste mecanismo é permitir a venda, em mais do que um momento, dos produtos contidos numa receita manual. Sabemos que há utentes que não têm possibilidade económica de aviar uma receita na totalidade de uma só vez. No caso das receitas eletrónicas, é possível efetuar várias dispensas, sendo os produtos dispensados em momentos distintos. No caso das receita manuais, tal não é possível, tendo a dispensa de ser realizada num só momento.

Nestas situações, um possível procedimento a seguir no Winphar será: Recepção da receita manual ou RCP (receita com papel) pela farmácia, que fica com ela em sua guarda; dispensa parcial da receita, registada como suspensa com comparticipação; se o utente retornar para comprar o resto da receita, farmácia regulariza a venda suspensa e completa a venda; se o prazo da receita estiver para expirar, farmácia realiza a regularização dos produtos vendidos na suspensa, deixando de ser possível ao utente aviar os restantes.

Neste cenário, não faz sentido que seja possível suspender uma venda de medicamentos psicotrópios na expectativa de a poder vir a regularizar através de uma receita sem papel (RSP). De forma a evitar constrangimentos,  passa a ser exibida uma mensagem de alerta ao realizar a suspensão da venda de um medicamento psicotrópico.

A mensagem torna claro que a regularização apenas pode ser realizada com uma receita manual, como sempre aconteceu.

7. Aceda mais facilmente às novidades mais recentes

Home Page do Winphar apresenta o título das novidades das 3 últimas versões. Por baixo das mesmas, existe uma hiper-ligação para a página com as novidades de todas as versões.


Passou a ser possível aceder diretamente às novidades de cada uma das três últimas versões seguindo a hiper-ligação no título.

8. A pesquisa de reservas ficou mais flexível

A versão 7.03 introduziu um novo formulário de gestão de Reservas de Produtos. Agora, no seguimento de sugestões recebidas dos nossos clientes, passa a ser possível utilizar o caractere percentagem (%) no filtro dos campos. 

O caractere % é utilizado para representar “qualquer sequência de caracteres”, permitindo assim emparelhar com qualquer nome ou sequência de nomes.

___

Na versão anterior 7.04 foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

  • Simplificámos o fluxo de vendas com isenção de IVA

  • O Registo de Administração de Medicamentos está de volta ao Acompanhamento Terapêutico da ficha de cliente

  • Uniformização das Vias de Administração para os diferentes tipos de medicamentos

  • Nova Resolução Mínima do Écran

O QUE ACHOU DESTA VERSÃO? ENVIE-NOS A SUA OPINIÃO


Clique aqui e descubra mais novidades do Winphar
7.05 – A pesquisa de produtos ao balcão está agora mais amiga do utilizador