7.07.08 – Já pode ativar a impressão de códigos bidimensionais nas suas faturas!

NOVIDADES

1. Já pode ativar a impressão de códigos bidimensionais (QR) nas suas faturas!
2. Já é possível configurar a impressão de códigos bidimensionais (QR) nas impressoras Epson TM-J7100
3. Fase Piloto de Fecho Automático de Faturação a Entidades
4. Pesquisa de ficha de cliente para alterar apenas os dados fiscais na emissão de fatura
5. Melhoria da sincronização Winphar/Robot para as Datas de Validade
6. Consulta rápida da percentagem de desconto aplicada em cada venda
7. A Pesquisa de Clientes deixou de ser sensível aos acentos 

1. Já pode ativar a impressão de códigos bidimensionais (QR) nas suas faturas

A funcionalidade de impressão de códigos bidimensionais foi introduzida na versão 7.05 do Winphar e tem estado em fase piloto em alguns clientes. Agora já pode ativar na sua farmácia! Para o efeito aceda ao menu Administração > Configuração > Configurações e coloque um visto no campo em destaque:

Tal como indicado na nossa Circular SPC0759 de 4 de janeiro, caso proceda à ativação desta funcionalidade até ao final de março pode beneficiar de benefícios fiscais, nomeadamente uma majoração de 140% nas despesas com a aquisição de impressoras. Consulte por favor o seu contabilista.

 

2. Já é possível configurar a impressão de códigos bidimensionais (QR) nas impressoras Epson TM-J7100

Apesar da sua idade e limitações, as impressoras Epson TM-J7100 continuam a ser muito usadas. Como indicado aquando do lançamento da versão 7.05 do Winphar, era possível solicitar à nossa equipa de Helpdesk a ativação de um mecanismo para que essas impressoras conseguissem imprimir códigos bidimensionais (QR Code), tais como os exigidos no novo modelo de fatura, ou os introduzidos nos Talões RSP: Talão de Medicamentos por Dispensar e Impressão da Receita.

Pode agora ativar essa configuração por terminal, acedendo ao menu Administração > Periféricos.

Sem esta configuração local por terminal, as impressoras TM-J7100 não serão capazes de imprimir o novo modelo de fatura. Esta configuração não é necessária para outros modelos de impressoras que suportam a impressão nativa de códigos bidimensionais. Assim, deve ser efetuada apenas nos terminais com impressoras Epson TM-J7100.

3. Fase Piloto de Fecho Automático de Faturação a Entidades

O fecho de faturação a entidades é um processo crítico mas tedioso, com a agravante de alguma entidades imporem limites temporais estritos para a receção das faturas. O Winphar é agora capaz de automatizar estas tarefas, procedendo ao fecho de lotes, emissão e impressão de verbetes, relação resumo de lotes e faturas, assim como ao envio de faturas eletrónicas.

Esta funcionalidade já está em fase piloto num conjunto de farmácias. Ao longo dos próximos meses iremos disponibilizar progressivamente esta funcionalidade (de uso opcional) a todas as nossas farmácias.

4. Pesquisa de ficha de cliente para alterar apenas os dados fiscais na emissão de fatura

Após o fecho de uma venda, o formulário para Emissão de fatura-recibo permite alterar o cliente a quem a fatura é emitida. Ao pesquisar o cliente pela sua ficha, também a dispensa e o crédito (opcionalmente) são atribuídos a esse cliente. Este comportamento foi alterado nas versões 6.64 e 6.64.03 do Winphar.

Agora é possível usar a pesquisa de cliente para alterar apenas os dados de emissão de fatura, mantendo a dispensa e crédito na ficha de cliente identificado ao balcão. Para tal deve ser selecionada a opção Manter Cliente Venda no formulário Emissão de fatura-recibo.

Este novo comportamento foi disponibilizado aos clientes que o solicitaram. Caso deseje ter esta opção na sua farmácia envie-nos uma mensagem via Helpdesk a solicitar a ativação da mesma.

5. Melhoria da sincronização Winphar/Robot para as Datas de Validade 

Foram efetuadas melhorias às sincronização de datas de validade entre o Winphar e os Robots de dispensa de medicamentos, com o intuito de reduzir o esforço envolvido nas tarefas de verificação de datas de validades.

Na receção de uma encomenda introduzida no robot, além da identificação do produto e quantidade, passa a ser também possível importar a data de validade devolvida pelo robot. Para tal, é necessário que a integração com o robot esteja definida para Entrada de Stock por Encomenda, em Administração > Configuração > Configurações.

Ao ler a encomenda recebida do robot na Receção de Encomendas, será lida a data de validade devolvida pelo robot. Relembramos as ajudas visuais introduzidas na versão 6.50.01 com código de cor nas validades. Em caso de utilização da Receção Automática de Encomendas, recomenda-se efetuar primeiro a leitura da fatura vinda do fornecedor e só depois do robot. A data de validade vinda do robot, será assim sobreposta à enviada pelo fornecedor.

O procedimento habitual de gestão de datas de validade é reduzir a data de validade na Receção de Encomenda sempre que o produto recebido tem um prazo de validade mais curto que os já existentes e, periodicamente, tirar uma listagem de produtos com prazo de validade curto. Para cada um dos produtos nesta lista, é necessário verificar manualmente se o prazo dos produtos em existências é esse ou se já é superior, caso em que se atualiza.

O momento que mais frequentemente origina a possibilidade de avançar a data de validade de um produto é a venda do mesmo. A partir desta versão, o Winphar sincroniza a data de validade com o robot após cada venda, passando este a ser a única ocasião em que o Winphar avança automaticamente a data de validade de um produto.

Esta atualização apenas será efetuada quando todas as unidades do produto em questão estão armazenadas no robot. Caso existam unidades fora do robot, a validade do produto não será atualizada para a indicada pelo robot após a venda.

6.Consulta rápida da percentagem de desconto aplicada em cada venda 

O Mapa Detalhe de Vendas, disponível no menu Vendas > Controlo de Vendas > Detalhe de Vendas, inclui agora, para além do valor do desconto, também a percentagem de desconto efetuada em cada venda.

É assim possível efetuar um maior controlo dos descontos aplicados ao balcão e detetar eventuais erros.

7. A Pesquisa de Clientes deixou de ser sensível aos acentos 

A Pesquisa de Clientes foi melhorada e é agora indiferente efetuar uma pesquisa por nome com ou sem acento, já que o Winphar passou a devolver todos os resultados.

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Na versão anterior 7.06 foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

  • Analise a evolução de vendas para um conjunto de CNPs

  • Já é possível utilizar diferentes métodos de reembolso na emissão de NCs

  • A pesquisa de clientes adapta-se às preferências de cada utilizador

  • Melhorámos a exportação de relatórios: exportação para RTF

  • Evolução tecnológica da Recepção de Encomendas e mapa de Compras Famílias Comerciais

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7.07.08 – Já pode ativar a impressão de códigos bidimensionais nas suas faturas!