6.65.01 – Encomendas Instantâneas: Consulte Preço e Disponibilidade para vários fornecedores em simultâneo

NOVIDADES

1. Encomendas Instantâneas: Consulte Preço e Disponibilidade para vários fornecedores em simultâneo
2. Actualização automática de fichas de manipulados codificados
3. Limitar somatório das várias formas de pagamento ao valor total da venda
4. Fluxo de encomenda específico para rupturas ao balcão
5. Adicionámos mais informação ao Histórico de Cliente
6. Fecho de Venda mais robusto e menos permeável a falhas de comunicação NMVS
7. Integração de novos dados da base de dados do Infarmed: histórico CNPEM
8. A Ficha de Produto está mais segura: aviso na utilização do modelo de sugestão de encomenda

1. Encomendas Instantâneas: Consulte Preço e Disponibilidade para vários fornecedores em simultâneo 

A encomenda instantânea, ao balcão, é uma forma expedita de satisfazer as necessidades dos seus utentes quando um produto está em ruptura na sua farmácia. Agora é possível consultar Preço e Disponibilidade para vários fornecedores em simultâneo e optar rapidamente pelo que oferece condições mais vantajosas.

Para cada fornecedor é apresentado o preço e disponibilidade do produto, para o número de embalagens invocado ao balcão. Para cada fornecedor é ainda indicada a variação do preço em relação à última compra (para o mesmo fornecedor).

Caso altere o número de embalagens a encomendar no campo Quantidade, clique em Atualizar [F5] para efectuar nova consulta aos fornecedores. A encomenda, através do botão Encomendar [F4], é efectuada para o fornecedor cuja linha está seleccionada.

Esta funcionalidade está disponível para Plural e OCP. Em breve teremos novidades em relação a outros fornecedores.

2. Actualização automática de fichas de manipulados codificados 

Nesta versão foi disponibilizada a actualização automática de todas as fichas de medicamentos manipulados codificados com informação proveniente do INFARMED, que passou a disponibilizar esta informação. 

Sobre este tema consulte por favor a circular SPC0699.

3. Limitar somatório das várias formas de pagamento ao valor total da venda

A utilização de várias formas de pagamento (e.g. multibanco e dinheiro) na mesma venda pode provocar erros e dificultar a verificação de caixa no fim do dia.

A partir desta versão, o Winphar passa a impedir pagamentos em que o somatório dos vários meios de pagamento seja superior ao valor da venda.

Caso pretenda manter o comportamento anterior, por exemplo para permitir o “levantamento de dinheiro” através de pagamentos em Multibanco de valor superior para entregar o troco, pode alterar a configuração no menu Administração > Configuração> Configurações:

 

4. Fluxo de encomenda específico para rupturas ao balcão

Em versões anteriores, o registo de uma Ruptura ao balcão gerava uma linha de encomenda na Preparação de Encomendas ou botão Faltas consoante a opção escolhida para as faltas da Recepção Encomendas. Nesta versão passou a ser possível efectuar um tratamento diferenciado das faltas com origem no registo de Ruptura ao balcão.

Existe agora uma definição para o tratamento das faltas com origem na Recepção Encomendas e outra para o tratamento das faltas vindas do Balcão. Para alterar a configuração, aceda a Administração > Configuração > Compras.

5. Adicionámos mais informação ao Histórico de Cliente

O Histórico de Cliente passou a contar com mais 3 colunas:

    • Percentagem de comparticipação (%COMP.)
    • Valor de comparticipação (TOTAL COMP.)
    • Desconto aplicado (DESC.)

Está agora disponível numa só funcionalidade informação que antes obrigava à consulta de vários mapas.

6. Fecho de Venda mais robusto e menos permeável a falhas de comunicação NMVS

No passado recente, houve vários eventos de falha ou manutenção da infraestrutura de Verificação de Medicamentos Falsificados que obrigaram ao uso dos código de barras das embalagens para finalizar a venda.

Para diminuir o impacto desses eventos externos no dia-a-dia das nossas farmácias foram redefinidos os critérios que despoletam o modo de verificação offline, de forma a tornar possível a leitura dos códigos bidimensionais no final da venda. Esta informação será guardada e comunicada posteriormente, assim que a infraestrutura voltar a estar disponível.

Relembramos que é possível consultar a operações pendentes através de Produtos > NMVS > Lista Operações Pendentes.

7. Integração de novos dados da base de dados do Infarmed: histórico CNPEM

O Infarmed voltou a disponibilizar o histórico de CNPEM de um medicamento. Com a introdução do novo formato de partilha da base de dados do Infarmed, utilizado a partir da versão 6.64 do Winphar, esta informação deixou de estar disponível. Tal impediu, em alguns casos e durante este período, a dispensa de medicamentos que transitaram de CNPEM após a emissão da receita médica. Esta situação está agora ultrapassada.

8. A Ficha de Produto está mais segura: aviso na utilização do modelo de sugestão de encomenda

O Winphar disponibiliza um conjunto alargado de modelos de gestão de stock, adequados a diversas necessidades e diferentes realidade. Um deles é o modelo “Não Gere Stock”, que faz com que os diferentes movimentos de stock (e.g. compra, venda) não alterem as existências do produto. Este modelo de gestão de stock foi idealizado para ser utilizado com serviços, aos quais não é associado o conceito de existência física

Quando o modelo de “Não Gere Stock” for escolhido para um medicamento,  o Winphar vai exibir um aviso de forma a garantir que este não é escolhido por engano.

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Na versão anterior 6.64.03 foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

  • Melhorámos o comportamento da Venda a Crédito

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