7.27 – Sabia que o Winphar já comunica com os serviços de consulta do RNU?

NOVIDADES

1. Acesso ao RNU para importação automática de dados do utente
2. Alerta automático de validade expirada na dispensa de medicamentos abrangidos pela DMF
3. O carrinho deixou de solicitar a verificação de produtos do tipo Serviços
4. Envio de fatura por e-mail automatizado nas vendas a clientes com endereço preenchido na ficha 
5. Novo campo Categoria Profissional na ficha de utilizador

O Winphar cresce em conjunto com as farmácias e com as necessidades das suas farmácias. As novidades desta versão são um espelho dessa simbiose já que, excetuando a novidade indicada no ponto 5, todas foram sugestões gentilmente partilhadas pelas Farmácias Winphar.

1. Acesso ao RNU para importação automática de dados do utente

O RNU (Registo Nacional Utentes) é um repositório central de dados dos utentes do SNS, gerido pelos SPMS. O Winphar disponibiliza agora a consulta em tempo real dos serviços do RNU, possibilitando a importação e preenchimento automático de determinados dados do utente.

Nesta primeira fase, o acesso foi disponibilizado ao nível do Registo de Administração de Medicamentos, agilizando por exemplo a recolha de alguns dados necessários ao registo de administração de vacinas no contexto atual da campanha de vacinação contra a gripe.

Para importação automática do Nome, Sexo e Data de Nascimento do utente, basta inserir o Número de Utente no respetivo campo e clicar no atalho RNU.

A equipa Winphar está a trabalhar no desenho de soluções idênticas para outras funcionalidades core do software. Partilhe connosco as suas sugestões via Helpdesk. 

2. Alerta automático de validade expirada na dispensa de medicamentos abrangidos pela DMF

A partir desta versão o Winphar passou a alertar automaticamente o utilizador ao balcão caso o medicamento em dispensa se encontre com a validade expirada, não permitindo a dispensa da embalagem em causa.

Para o efeito basta picar o código bidimensional da embalagem no carrinho de verificação de embalagens e aguardar pela mensagem do Winphar.

Esta funcionalidade apenas tem aplicabilidade nas embalagens de medicamentos com QR-Code e abrangidos pela Diretiva dos Medicamentos Falsificados (DMF).

3. O carrinho deixou de solicitar a verificação de produtos do Tipo Serviços

Ainda no carrinho de verificação de embalagens em dispensa, deixou de ser solicitado ao utilizador a confirmação de produtos classificados como Serviços, facilitando o fluxo de venda deste tipo de produtos com uma representatividade crescente nas vendas das farmácias.

Assim e a partir desta versão, o Winphar deixou de pedir a verificação na dispensa de embalagens de produtos classificados como Serviços no separador Tipo de Produto da respetiva ficha.

Em caso de dúvidas relacionadas com o comportamento do carrinho na verificação de algum produto específico ou em caso de dúvidas relacionadas com a classificação Tipo Produto, contacte por favor o nosso Helpdesk. 

4. Envio de fatura por e-mail automatizado nas vendas a clientes com endereço preenchido na ficha 

A partir desta versão e após ativação prévia, é possível configurar o envio de fatura ao cliente por e-mail como parametrização base para que, sem necessidade de qualquer intervenção por parte do utilizador, a fatura seja automaticamente marcada para envio por e-mail sempre que o endereço de e-mail esteja preenchido na ficha de cliente.

Para efeitos de configuração da funcionalidade aceda ao menu Administração> Configuração> Configurações, coloque o visto no campo assinalado de acordo com a imagem seguinte e clique em OK [F4].

Após configuração e depois de reiniciar o Winphar, o envio por e-mail estará automaticamente ativado em todas as vendas a clientes com endereço de e-mail preenchido na respetiva ficha.

Caso não pretenda enviar a fatura por e-mail em alguma venda específica, basta retirar o visto do respetivo campo e prosseguir como habitualmente para fim de venda.

5. Novo campo Categoria Profissional na ficha de utilizador

No âmbito da realização de TRAg MCDT e de forma a cumprir os requisitos técnicos solicitados pelos SPMS para a respetiva partilha de resultados, foi introduzido o campo Categoria Profissional na ficha de utilizador.

Por omissão a categoria introduzida foi a de Farmacêutico. Caso deseje atualizar a categoria, aceda ao menu Administração> Utilizadores> Gestão de Utilizadores, clique em Abrir [F6] sobre o utilizador desejado e aceda ao separador Dados Pessoais. Selecione a nova categoria desejada e clique em Guardar [F4].

Relembramos que à data ainda se encontra suspensa a vigência do Regime Excecional de Comparticipação dos TRAg pelo SNS (MCDTs), podendo as farmácias continuar a disponibilizar o serviço de realização de TRAg aos seus utentes e sendo o valor do serviço suportado na íntegra pelo utente. Para mais informações contacte, por favor, a sua associação.

Na versão anterior 7.26 foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

  • Novo Modelo Integrado de Consulta e Prestação de MCDTs

  • Novo Fluxo de Registo da Prestação de um TRAg

  • Novo Mapa Registo de TRAg no SINAVE

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