7.19 – Acompanhe os Serviços prestados na sua farmácia!

NOVIDADES

1. Novo segmento Serviços no Mapa de Fim de Dia
2. Novo segmento Serviços no Mapa Detalhe de Vendas

3. Integração com a plataforma de e-commerce PrestaShop
4. Novas melhorias na funcionalidade de registo massivo dos TRAg SNS

A Portaria nº 97/2018 de 9 de abril define os serviços farmacêuticos e outros serviços de promoção da saúde e bem-estar dos utentes que podem ser prestados nas farmácias comunitárias, entre os quais: serviços de apoio domiciliário, administração de primeiros socorros, administração de medicamentos, utilização de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica, administração de vacinas não incluídas no PNV,  programas de cuidados farmacêuticos, consultas de nutrição, programas de adesão à terapêutica, programas de reconciliação da terapêutica e de preparação individualizada de medicamentos, assim como programas de educação sobre a utilização de dispositivos médicos, entre outros serviços.

Mais recentemente temos vindo a assistir de perto à intervenção fundamental das nossas farmácias como pilar essencial ao Sistema Nacional de Saúde na realização de testes rápidos de antigénio para SARS-CoV-2.

Tendo em consideração a intervenção fundamental e diferenciadora do farmacêutico na Rede de Cuidados de Saúde Primários, e da inegável importância das farmácias como entidades prestadoras de serviços de promoção de saúde, torna-se imperativo desenvolver a médio prazo mecanismos que facilitem a medição da poupança direta gerada para o SNS em ganhos com a saúde, em função do crescimento dos serviços prestados nas farmácias comunitárias. Além do mais os Serviços prestados pelas farmácias também promovem a própria fidelização de utentes  e a arrecadação direta de receita.

Damos início a este caminho adicionando um novo segmento Serviços a dois mapas já bem conhecidos das nossas farmácias, para que numa primeira fase seja mais fácil medir o valor direto gerado em caixa em Serviços,  monitorizar a promoção e o crescimento deste segmento na  farmácia e da respetiva adesão por parte dos seus utentes.

1. Novo segmento Serviços no Mapa de Fim de Dia

No Mapa Fim de Dia foi adicionado o novo segmento Serviços, para que seja possível visualizar as vendas deste segmento em Valor (€).

Relembramos que o Mapa Fim de Dia se encontra disponível para consulta através do menu Gestão > Mapa Fim de Dia e que é um dos relatórios disponíveis para envio automático por e-mail, com toda a comodidade e segurança.

Para que os serviços sejam corretamente considerados para o Mapa Fim de Dia, as respetivas fichas de produto devem estar parametrizadas como SERVIÇO no campo Tipo de Produto:

2. Novo segmento Serviços no Mapa Detalhe de Vendas

A par com a novidade anterior foi adicionado o novo segmento Serviços ao Mapa Detalhe de Vendas, para que seja possível identificar ao detalhe os serviços prestados pela farmácia e o respetivo crescimento em determinado intervalo de tempo.

Para o efeito aceda ao menu Vendas > Controlo de Vendas > Detalhe de Vendas, selecione o separador Mais Filtros e no bloco Segmentos de Produto selecione Serviços.

3. Integração com a plataforma de e-commerce PrestaShop

Nesta versão foi implementada a integração com a plataforma de e-commerce PrestaShop, permitindo a importação diária e automática das encomendas provenientes das Lojas Online.

Adicionalmente foi criado um mecanismo aplicável a todas as Lojas Online  que permite configurar a inclusão ou exclusão de portes e/ou taxas de pagamento na fatura. Para mais informações contacte a nossa equipa de Helpdesk.

Para mais informações relacionadas com integrações com Lojas Online contacte por favor a nossa Equipa Comercial.

4. Novas melhorias na funcionalidade de registo massivo dos TRAg SNS

No âmbito da obrigatoriedade de comunicação aos SPMS da realização de TRAg comparticipados pelo SNS desde o passado dia 1 de dezembro, e no seguimento de sugestões enviadas por algumas farmácias Winphar, foram introduzidas novas melhorias à funcionalidade de comunicação massiva disponibilizada  na versão 7.18.04.

Controlo de acesso à funcionalidade Registo Massivo de TRAg SNS

Passou a através necessária autenticação para acesso a esta funcionalidade. O acesso apenas é permitido a utilizadores pertencentes a um perfil que inclua esta permissão. Será necessário atribuir previamente esta permissão através do Menu Administração > Perfis > Gerir permissões. Na tabela Produtos escolher Registo massivo TRAg SNS, clicar em Alterar [F5] e clicar na seta > para adicionar ao perfil selecionado. Para gravar a alteração clicar em Gravar [F4]. Terá de ser concedida a permissão de acesso à funcionalidade a todos os perfis cujos utilizadores irão usar esta funcionalidade.

Controlo de acesso à função Anular Registo Massivo de TRAg SNS

A funcionalidade de anulação de registos também passou a ter controlo de acesso. Esta permissão também é definida através do Menu Administração > Perfis > Gerir permissões. Na tabela Produtos escolher a permissão Anular Registo massivo TRAg SNS, clicar em Alterar [F5] e clicar na seta > para adicionar ao perfil selecionado. Para gravar a alteração clicar em Gravar [F4]. Terá de ser concedida a permissão de acesso à funcionalidade a todos os perfis cujos utilizadores irão usar esta funcionalidade. Aconselha-se a que o acesso seja restrito.

Anulação de registos TRAg criados massivamente

A funcionalidade de anulação de registo massivos TRAg permite reverter o processo de registo massivo. O procedimento é similar ao registo. Deve ser carregado um ficheiro com o mesmo formato e ao premir o botão Anular será revertido o processo de registo junto do SPMS, relativo ao consumo de um teste pelo utente. NOTA: Neste caso a receita não é apagada automaticamente mas não será duplicada caso seja registado um novo teste com o mesmo Número Notificação SINAVE.

Conforme já partilhámos anteriormente a funcionalidade de comunicação massiva de TRAg SNS aos SPMS destina-se às farmácias que utilizam uma plataforma externa para o registo de testes ao SINAVE (e.g. o próprio site do SINAVE ou a Plataforma de Agendamento da ANF) e em que não é exequível comunicar em tempo útil a realização de um número muito elevado de testes

Ressalvamos novamente que a comunicação dos TRAg SNS aos SPMS deve ser efetuada com a maior brevidade possível após o registo no SINAVE e que os registos efetuados através da funcionalidade de comunicação massiva não entram para as estatísticas de vendas no seu Winphar.

As farmácias que não utilizam a funcionalidade de comunicação massiva do Winphar, devem continuar a marcar obrigatoriamente as respetivas vendas de TRAg SNS como TRAg, para que o Winphar efetue a devida comunicação (obrigatória) aos SPMS no fecho de venda, de acordo com o procedimento descrito anteriormente e relembrado na nossa circular SPC0829.

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Na versão anterior 7.18.05 foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

  • Melhorias ao registo massivo da realização de TRAg SNS

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