NOVIDADES
No seguimento da publicação da Portaria 151-B/2022 de 23 de maio que estabelece um regime excecional e temporário de comparticipação de testes de antigénio (TRAg) de uso profissional quando prescritos pelo SNS como Meio Complementar de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), foram disponibilizadas nesta versão várias funcionalidades associadas à fase transitória do projeto, que prevê o registo e efetivação dos TRAg pela farmácia na Plataforma dos Prestadores Convencionados (PPC).
Relembramos que as farmácias que desejem realizar TRAg ao abrigo da nova convenção MCDT devem, durante esta fase transitória e até adaptação dos softwares de dispensa à solução tecnológica desenvolvida pelos SPMS, utilizar a Plataforma dos Prestadores Convencionados (PPC) seguindo os procedimentos indicados pela sua associação. Sobre este tema aconselhamos a leitura atenta das nossas circulares SPC0855 e SPC0860. Para questões relacionadas com a adesão à PPC contacte por favor a sua associação.
Recordamos ainda que todas as obrigações relacionadas com o registo e comunicação de TRAg ao SINAVELab e ao utente se mantêm inalteradas e que no Winphar existe uma funcionalidade dedicada ao efeito, através do menu Produtos> Registo de Teste SINAVE. Em caso de dúvidas relacionadas com esta funcionalidade contacte-nos, por favor, via Helpdesk.
Uma vez mais a equipa Winphar decidiu pela disponibilização de ferramentas inteligentes que libertam as equipas das farmácias de processos exaustivos e consumidores de tempo e recursos.
Assim, e a partir da versão 7.24, passou a ser possível, através do simples carregamento de um ficheiro no Winphar, processar de forma massiva e alocar automaticamente nas respetivas entidades de faturação MCDT, os TRAg previamente efetivados pela farmácia na PPC. Sobre este tema aconselhamos a leitura atenta da nossa circular SPC0864.
Em concreto, e após a receção do seu ficheiro mensal MCDT no início de cada mês, a farmácia deverá proceder ao respetivo carregamento no Winphar, através do novo menu Produtos> Registo massivo de Exames.
Para o efeito e depois de aceder ao novo menu, o utilizador deverá colocar as suas credenciais de acesso e clicar em [Carregar Ficheiro].
Depois, deverá clicar em [Registar] para que o Winphar proceda ao registo automático de todas as prestações incluídas no ficheiro no processamento de receituário da farmácia.
NOTA: Caso exista no ficheiro global da farmácia alguma prestação efetivada com um código de exame diferente do preconizado para comparticipação pelo SNS (Código Exame 1525.1 – Pesquisa de Antigénio do vírus SARS-CoV-2 por imunocromatografia), a prestação não será importada para processamento.
Caso por algum motivo seja necessário anular o registo do ficheiro clique em [Anular] e repita novamente o procedimento anteriormente descrito.
Depois de registar o seu ficheiro mensal MCDT, proceda ao fecho de receituário de acordo com os procedimentos habituais e tendo em conta a data limite para o efeito.
Relembramos que deverá emitir uma fatura por cada entidade MCDT e que todos os documentos físicos (verbetes, relação resumo de lotes e faturas) deverão ser enviados em conjunto com a faturação do SNS, já que é tratada também pelo CCM SNS na Maia. Para mais detalhes contacte, por favor, a sua associação.
___
Na versão anterior 7.23 foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:
- Winphar Manager: Nova componente “Serviços” na dashboard Compras e Venda
- Winphar Manager: Novo tipo de produto “Serviços” na dashboard Evolução
- Winphar Manager: Novo detalhe de Compras e Vendas na dashboard Evolução
- Winphar Manager: Novo filtro “Taxa de IVA”
- Winphar Manager: Novos filtros “Sem vendas após” e “Com vendas após”
- Novo Mapa: Listagem de TRAg registados via Winphar
- Acordo NovoNordisk: Melhoria no fluxo de Dispensa Eletrónica de Saxenda®
- Integração do Winphar com a plataforma de E-commerce PrestaShop: várias melhorias