7.25 – O Winphar já está preparado para a época de vacinação 2022/2023!

NOVIDADES

Mais uma vez a equipa Winphar uniu esforços e “correu uma maratona” para garantir que as novas especificações técnicas para atualização do e-boletim, solicitadas em contrarrelógio pelos SPMS, fossem disponibilizadas às suas farmácias de forma antecipada, antes do início da campanha de vacinação contra a gripe.

Assim, e além da implementação dos novos requisitos técnicos, que se traduziram em parte pela adição de novos campos para recolha de dados de comunicação obrigatória ao e-boletim, o formulário foi também alvo de melhorias a nível do layout que acreditamos promoverem a usabilidade e a experiência do utilizador Winphar.

No âmbito da prestação de serviços farmacêuticos pelas farmácias, e em concreto do serviço de administração de vacinas não incluídas no Programa Nacional de Vacinação (PNV), relembramos que no Winphar é possível efetuar, desde 2020, o registo de administração de qualquer uma das vacinas Não PNV no e-boletim dos utentes. 

Por outro lado, e mais recentemente, passou a ser possível imprimir a declaração relativa à administração de vacinas, tendo sido disponibilizado um atalho rápido ao balcão para esse efeito. Para mais detalhes consulte por favor as novidades da versão 7.22

Novo formulário de Registo de Administração de Medicamentos 

O novo formulário de registo foi dividido em dois blocos principais, um dedicado a informação sobre o Utente, outro dedicado a informação sobre o Medicamento administrado.

No novo formulário de registo foram adicionados os seguintes campos:

  • Tipo de Utente: apenas editável no caso de registos de administração de vacinas da gripe. Os detalhes dos dados a recolher pelas farmácias serão comunicados mais tarde, no âmbito da campanha de vacinação contra a gripe 2022/2023.
  • Local Anatómico: local anatómico utilizado para a administração da vacina.
  • Lateralidade: esquerda ou direita
  • Número de Inoculação: apenas editável a partir da segunda vacinação, inclusive. Por exemplo, no caso de uma vacina administrada em 2 doses, deverá ser selecionado o campo “Primeira Administração” no registo da 1ª dose, e preenchido o “Número de Inoculação 2” no registo da 2ª dose. 

Relembramos que caso o utente tenha ficha de cliente na farmácia, o Winphar irá preencher automaticamente os dados do utente com os dados da ficha, após preenchimento do “Cod. Cliente”. O Número Utente (SNS) será também automaticamente preenchido caso conste da ficha de cliente (separador Outros, tipo Cartão de Utente).

Recordamos ainda que para comunicar o registo de administração de uma vacina ao e-boletim de vacinas de um utente, basta clicar em Registo no e-boletim, depois de efetuar o preenchimento dos campos obrigatórios para o efeito (*). Relembramos que não é possível anular registos efetuados no e-boletim de vacinas.

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Na versão anterior 7.24.03 foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades:

  • Novo Fornecedor disponível para Encomendas Instantâneas: Empifarma

  • Receção Inteligente de Encomendas da Empifarma

  • Consulta de Campanhas, Gestão de Promoções e Estado de Encomendas da Empifarma

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7.25 – O Winphar já está preparado para a época de vacinação 2022/2023!